segunda-feira, 13 de julho de 2009

Enfim, Férias!


Brincadeira de criança como é bom!



Brincadeiras


A importância do brincar


Que adulto não recorda dos velhos tempos de criança, onde as brincadeiras eram ensinadas entre os amigos, vizinhos e promoviam, além de divertimento, a manutenção da saúde e do desenvolvimento psicomotor?


Nos dias de hoje, a preocupação continua sendo a mesma: da criança interagir em grupo e desenvolver-se. Porém, os meios que favorecem esse acontecimento mudaram do lúdico para o supertecnológico. Algumas crianças são assim, passam grande parte do tempo jogando no computador e no vídeo-game, enquanto o playground do prédio está quase vazio e o dia de sol convida para brincar ao ar livre.


Muitos pais devem estar se perguntando: como fazer e por onde começar?


Em diversos livros que tratam do tema desenvolvimento infantil, exemplos são dados, mas não encontramos receitas prontas que indiquem os itens que devemos seguir. O que está ocorrendo, segundo algumas publicações em revistas e jornais, é a numerosa procura por soluções alternativas, onde as crianças possam gastar sua energia.


Um exemplo conhecido é aquele que, quanto mais atividades a criança abranger (inglês, natação entre outras), melhor será seu desempenho. Atividades extras, são extremamente produtivas, todavia não englobam tudo.


Às vezes, as crianças conseguem dar conta de todos os seus afazeres, apenas não possuem tempo para a tarefa principal desta fase, que é o brincar, pois seguem horários até para a diversão.


Ao pensarmos na importância do brincar no desenvolvimento global, encontramos na literatura que o jogo, seja de que tipo for, é o meio natural da criança se auto-expressar, já que detém a oportunidade de libertar seus sentimentos e descontentamentos, através da utilização do brinquedo. Na psicologia esta interação compõem a ludoterapia.


A criança tem dentro de si potencial e este emerge nas situações de sua vida, e nestes momentos, o indivíduo apresenta ao mundo seu ritmo e sua harmonia. E o brinquedo nada mais é do que a linguagem da criança.


Luciana Lopez Fescher


Psicóloga Clínica


Festa no Arraiá!

Na festa junina o maternal se apresentou dançando a música "Vamos Fazer Festa" e fizaram uma festa danada!



VAMOS FAZER FESTA


Joga as mãos pra cima
Tristeza não interessa
Vamos fazer festa
Vamos fazer festa


Joga as mãos pra cima
Tristeza não interessa
Vamos fazer festa
Vamos fazer festa


Tá rolando um clima
Diferente no ar
Explodiu alegria
Pode comemorar


Põe mais lenha na fogueira
Põe tempero na emoção
Vamos botar pra ferver
E derramar o calderão


Põe mais lenha na fogueira
Põe tempero naemoção
Vamos botar pra ferver
E solte a voz do coração


Joga as mãos pra cima
Tristeza não interessa
Vamos fazer festa
Vamos fazer festa


Joga as mãos pra cima
Tristeza não interessa
Vamos fazer festa
Vamos fazer festa


Começamos a semana de uma maneira diferente, Tia Tatiana recebeu as crianças com tintas coloridas pra que elas pintassem o que quisessem. Logo depois tia Tatiana deu para cada aluno um folha de revista e uma tesoura para que elas cortasse, os pequenos pedaços de papeis recortados pelas crianças iriam servir de material concreto para a atividade posterior. Essa brincadeira de corte e recorte ajuda no desenvolvimento motor, concentração e deixou as crianças bem animadas e ao mesmo tempo preocupadas em cortar bastante pedaços de papéis. Percebe-se que muita criança não haviam tido contado direto com tesouras, já que não conseguiam segura-la e nem ortar, foi nescessário o nosso auxilio pra cumprir tal atividade.



Começaram os ensaios para nossa Festa Junina, vai ter festa no nosso arraiá.



Querida Mamãe...

MÃE,

Sei que há tanto amor
Dentro do teu coração
E por mim se dedicou
Nado foi motivo
Para deixar de me amar
Com carinho me guiou
Meu caminho, meu trilhar
Com firmeza me educou
Com amor cuidou, guardou
E agora para você o meu cantar
A mais linda flor do mundo quero te dar
O mais lindo olhar do mundo é o teu olhar
O mais lindo amor do mundo
Está em teu coração
Amor de mãe
A mais linda flor do mundo
Quero te dar
E dizer que te amo tanto
Me perdoe cada vez que te fiz chorar
E chorou com certeza por tanto amar
Neste dia e sempre quero te dizer:
AMO VOCÊ !

Aprender cantando!

A música está presente no cotidiano da nossa escola escola infatil, ela serve para contar histórias como a da Dona Aranha, da Minhoca, e também como temas de alguns personagens queridos da criançada, como: os 7 anões, a Chapéuzinho, o Lobo Mau, entre outros.

A música é necessária principalmente para nos auxiliar, como na hora do delicioso lanchinho, ela nos orienta a não jogar papel no chão, a comer pra ficar fortinho e crescer. Ela nos orienta a cuidar dos bichinhos, dos nossos dentinhos. Ela nos ensina mais o que? Vamos aprender agora!


"A importância da música no processo de ensino-aprendizagem

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.

A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.


Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola"


FELIZ DIA DAS MÃES!!!


Começamos a semana com nossos ensaios para prestigiarmos nossas queridas Mamães. E duarantes esses ensaios tivemos momentos de descontração, porém, tivemos também momentos sérios para podermos fazer a festa ficar o mais lindo possível.

Juntos o maternal e o pré-maternal cataram a música "Amigos pela fé" e emocionaram os papais e mamães presentes.


Amigos pela fé
Quem me dará
Um ombro amigoQuando eu precisar?
E se eu cair?
Se eu vacilar?
Quem vai me levantar?

Sou eu
Quem vai ouvir você
Quando o mundo não puder te entender
Foi DeusQuem te escolheu
Pra ser o melhor Amigo
Que eu pudesse ter

Amigos pra sempre
Dois amigos que nasceram pela fé
Amigos pra sempre
Pra sempre Amigos sim se Deus quizer

Quem é que vai me acolher
Na minha Indecisão?S
Se eu me perder pelo caminho
Quem me dará a mão?

Foi Deus
Quem consagrou você e eu
Pra sermos bons amigos Num só coração
Por isso eu estarei aqui
Quando tudo parecer sem solução

Peço a Deus que te guarde
Que te guarde, te abençoe e mostre a sua face
E te de sua Paz
Amigos pra sempre
Dois amigos que nasceram pela fé
Amigos pra sempre
Pra sempre Amigos sim se Deus quizer
FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Trabalhando com as Letrinhas do Alfabeto


Desde de o pré-maternal, essa turminha já era craque em reconhecer as letrinhas do alfabeto. E agora eles já aprenderam a falar as letras seguindo a ordem, ou aleatoriamente. Isso irá proporcionar uma grande senso de organização no futuro, já que a ordem alfabética está sempre inserida no nosso cotidiano como por exemplo os dicionários, as listas telefonicas, as listas de chamadas, entre outros.




Essa semana fizamos a movimentação com a letra "M" de Mamãe, Maria, Matheus, mesa, massinha... E "A" de Auxiliadora, animais, Ana, amigos... As atividades eram realizadas com cola coloria, material concreto para sabermos quantas letras existiam em cada um das palavras trabalhadas que iniciavam com "M" ou "A".




Iniciamos os ensaios para a festinha dos dia das mães, as crianças estão animadas com a apresentação em homenagem as mamães. A confraternização foi adiada devido ao falecimento da nossa querida irmã Anita.


terça-feira, 5 de maio de 2009

" A saudade eterniza a presença de quem se foi..."




Em uma vida cheia de encontros e despedidas, é mais que comum entendermos que um dia perderemos alguém, porém, ganharemos um anjo. Feliz de quem passou pela vida e soube aproveitar cada detalhe, soube fazer amigos, quem soube ser "você" mesmo.


Nesta segunda-feira, 04/05/09 perdemos uma pessoa mais que especial, Ir. Anita, que com toda sua singularidade era capaz de fazer brotar um sorriso no rosto de qualquer pessoa, que fazia amigo em qualquer lugar, que era corajosa e não tinha medo de enfrentar a vida, que acreditava em Deus e que com seu jeitinho todo apressadinho nos colocava dentro de sala, puxava nossa orelhas, nos beliscava, nos dava aquelas palmadinhas e nos amava.


"Difícil vai ser passar pelo portão" e não contar com sua presença física ali, porque sabemos que em qualquer lugar que esteja, vai sempre interceder por nós... Como disse o Padre Murialdo: "Devemos dizer até logo", porque um dia todos vamos nos encontrar novamente, pois a vida terrena é passageira, e a Sra. nos espera na eterna. De hoje, o primeiro dia sem a Sra. na entrada do CENSA, até um dia na entrada do céu!
Saudades, descanse em paz Ir. Anita!




Carinhosamente, Juliana Campos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

É Hora de Tirar a Fralda!



"A hora de tirar as fraldas de seu filho ou filha certamente é um momento de muitas dúvidas. Como agir? Qual a idade mais adequada? Deve-se forçar?
.....Toda mudança numa criança deve respeitar sua individualidade e seu ritmo. Assim, é extremamente importante que se observe se a criança já atingiu um nível de amadurecimento que permita que um treinamento produza resultados.
.....No caso da retirada das fraldas, por exemplo, é preciso verificar se a criança já é capaz de controlar a eliminação de líquidos e sólidos. Para isso, ela tem que saber como contrair seus esfíncteres, para impedir a eliminação e como descontrair, para permitir que ela se efetue. Ela tem que se familiarizar com as sensações características das necessidades de eliminar líquidos e sólidos.
.....Nessas condições, é que começa o trabalho dos pais, mostrando que na hora em que ela sentir aquelas sensações ela deverá se dirigir a um determinado lugar para fazer "xixi" e "cocô".
....Os pais devem se preparar para essa transição, pois ela exigirá disposição e paciência para levar a criança ao banheiro várias vezes; trocá-la, quando molhada, para lidar com os sentimentos de derrota ou incompreensão da situação pela criança.
.....As crianças, em geral, mostram que estão prontas para iniciar o treinamento de retirada das fraldas. Isso ocorre quando elas acordam secas, quando passam uma boa parte do dia secas e falam que fizeram xixi.
.....O treinamento deve se iniciar com a retirada da fralda durante o dia, levando a criança ao banheiro algumas vezes, mesmo que ela não queira, porque ela ainda não sabe interpretar adequadamente esse desejo. Esse aprendizado costuma levar cerca de 5 a 6 meses.
.....A freqüência com que a criança apresenta as fraldas noturnas secas mostra se ela já está pronta para também dormir sem elas.
.....O controle das fezes costuma acontecer um pouquinho depois e a dificuldade aqui depende da relação da criança com o desempenho dessa necessidade. Para aquelas que não têm problemas para evacuar o processo poderá ser mais tranqüilo.
.....É muito importante que os pais conversem muito com as crianças, mostrando os benefícios de estarem sem as fraldas e encorajando-as sempre, afirmando que elas são capazes desse controle.
.....Sempre que mudanças forem inevitáveis e necessárias, os pais devem observar também o que acontece com eles durante o processo, de modo a evitar que eventuais conflitos internos interfiram ou dificultem o aprendizado.
.....Paciência e perseverança são indispensáveis, pois deve-se ter em mente que são muitos os comandos que a criança tem que aprender para o controle dos esfíncteres."



FONTE: http://www.mulherdeclasse.com.br/a_hora_de_tirar_a_fralda.htm

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Significado da Páscoa.


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Páscoa.

" É tempo de amar, perdoar, de fazer bem ao próximo. É tempo de acreditar no Senhor, acreditar na ressurreição, e levar a fé à qualquer lugar, para todos! É tempo de Páscoa! " (autor desconhecido).

O espírito pascal está presente na escola infatil, mostrando-nos como é grande o amor de Deus por nós, e fazendo-nos entender como é importante amar ao próximo.

E como não associar páscoa ao delicioso avo de chocolate? Difícil... E claro, os ovos trazidos pelo famoso coelhinho, figura complemetar e totalmente simbólica para as crianças. Sendo assim, essa figura não poderia ser esquecida pelas Tias da escola infantil, que trouxeram um coelhinho para que as crianças pudessem ver.
E juntos todos (maternal e pré-maternal) cantamos: " De olhos vermenlhos, de pelos branquinhos, orelhas bem grande eu sou o coelhinho. Sou muito assustado porém sou guloso, por uma cenoura, já fico manhoso. Eu pulo pra frente, eu pulo pra traz, dou mil cambalhotas, sou forte demais. Comi uma cenoura com casca e tudo, tão grande ela era, fiquei barrigudo."






E assim, seguimos a semana no clima da páscoa, ensaiando para a apresentação que apresentariamos para os pais. Junto com os irmãos dos aluninhos da nossa turminha que estudam com outras Tias, cantamos uma música bm bonita e emocionando os pais e as tias.


FELIZ PÁSCOA!!!



domingo, 5 de abril de 2009

Formas Geométricas.

Tudo se mistura quando estamos começando a desvendar um novo mundo. Com as crianças não pode ser diferente, é maravilhoso ver como elas estão dispostas a conhecer o novo, e como são capazes de aprender e de nos ensinar.

Durante a semana trabalhamos as formas geométricas (triângulo, círculo e quadrado), com material concreto o que facilitou o entendimento. Logo fomos fazer uma atividade, onde usamos as três formas geométricas em estudo para montar o nosso palhacinho. Usamos o triângulo como o chapéu, o círculo como o rostinho e o quadrado como o corpo. As crianças puderam desenhar os olhos, a boca, os braços e assim, trabalhando algumas noções do nosso corpo.
Aproveitando a geometria, ultilizamos para nos ajudar a trabalhar outras noções, como dentro e fora. Fomos para a área, Tia Tatiana desenhou as formas geométricas no chão. Então, fomos chamando as crinças, uma de cada vez para pular dentro de cada uma das formas, e depois pular fora.


















terça-feira, 10 de março de 2009

Ontem, hoje e um futuro à minha espera!

A rede Salesiana sempre esteve presente em minha rotina escolar, estudei no Laura Vicunha desde a alfabetização até a 8ª série. Lá construi os primeiros laços de amizades da minha vida, eu realmente fui muito feliz enquanto estive lá. O Laura foi sem dúvidas um grande passo para a construção da minha personalidade, e tudo que vivi lá foi único.

Quando terminamos o ensino fundamental, é comum que comece a aparecer diversas dúvidas em relação a qual escola estudar. E comigo não foi muito diferente. Estudar no Auxiliadora me pareceu uma proposta tentadora, já que minha irmã também estudava lá, e cursava o curso normal médio. Sempre tive interesse e até mesmo jeito com criança e isso certamente contribuiu bastante para a minha escolha.

No início do ano letivo em 2007, criei expectativas referentes ao meu crescimento e amadurecimento, tanto como professora, e principalmente como pessoa. Confeço que hoje eu realmente me sinto mais amadurecida, e esse crescimento foi possível não somente, mas essencialmente ao curso normal, que me ensinou um novo olhar perante as coisas que faço.

Enxergando o futuro como algo a ser desvendado, espero por ele ansiosamente, porém, consciente de que ele depende de minhas atitudes hoje. Em vista disto, procuro superar os desfios propostos sempre com o apaio de minha família que é sem dúvidas o meu bem maior!

Como escrevi em meu perfil, tenho minhas dúvidas em relação a profissão que irei seguir, porém, sei que independente de qual seja a minha escolha, vou sempre oferecer o melhor de mim para tudo, buscando ter um olhar de educador e um coração salesiano. E assim relizar a minha vida de forma agradável e única!

Juliana Campos.