segunda-feira, 13 de abril de 2009

É Hora de Tirar a Fralda!



"A hora de tirar as fraldas de seu filho ou filha certamente é um momento de muitas dúvidas. Como agir? Qual a idade mais adequada? Deve-se forçar?
.....Toda mudança numa criança deve respeitar sua individualidade e seu ritmo. Assim, é extremamente importante que se observe se a criança já atingiu um nível de amadurecimento que permita que um treinamento produza resultados.
.....No caso da retirada das fraldas, por exemplo, é preciso verificar se a criança já é capaz de controlar a eliminação de líquidos e sólidos. Para isso, ela tem que saber como contrair seus esfíncteres, para impedir a eliminação e como descontrair, para permitir que ela se efetue. Ela tem que se familiarizar com as sensações características das necessidades de eliminar líquidos e sólidos.
.....Nessas condições, é que começa o trabalho dos pais, mostrando que na hora em que ela sentir aquelas sensações ela deverá se dirigir a um determinado lugar para fazer "xixi" e "cocô".
....Os pais devem se preparar para essa transição, pois ela exigirá disposição e paciência para levar a criança ao banheiro várias vezes; trocá-la, quando molhada, para lidar com os sentimentos de derrota ou incompreensão da situação pela criança.
.....As crianças, em geral, mostram que estão prontas para iniciar o treinamento de retirada das fraldas. Isso ocorre quando elas acordam secas, quando passam uma boa parte do dia secas e falam que fizeram xixi.
.....O treinamento deve se iniciar com a retirada da fralda durante o dia, levando a criança ao banheiro algumas vezes, mesmo que ela não queira, porque ela ainda não sabe interpretar adequadamente esse desejo. Esse aprendizado costuma levar cerca de 5 a 6 meses.
.....A freqüência com que a criança apresenta as fraldas noturnas secas mostra se ela já está pronta para também dormir sem elas.
.....O controle das fezes costuma acontecer um pouquinho depois e a dificuldade aqui depende da relação da criança com o desempenho dessa necessidade. Para aquelas que não têm problemas para evacuar o processo poderá ser mais tranqüilo.
.....É muito importante que os pais conversem muito com as crianças, mostrando os benefícios de estarem sem as fraldas e encorajando-as sempre, afirmando que elas são capazes desse controle.
.....Sempre que mudanças forem inevitáveis e necessárias, os pais devem observar também o que acontece com eles durante o processo, de modo a evitar que eventuais conflitos internos interfiram ou dificultem o aprendizado.
.....Paciência e perseverança são indispensáveis, pois deve-se ter em mente que são muitos os comandos que a criança tem que aprender para o controle dos esfíncteres."



FONTE: http://www.mulherdeclasse.com.br/a_hora_de_tirar_a_fralda.htm

Um comentário:

  1. Ju,
    ADOREI SABER MAIS UM POUCO SOBRE A TROCA DE fRALDA TENHO CERTEZA QUE ESTE POST VAI ME AJUDAR A SABER LIDAR COM ISSO QUANDO AS MINHAS CRIANÇAS TIVEREM NESSA FASE.
    BJUX

    ResponderExcluir