segunda-feira, 13 de julho de 2009

Enfim, Férias!


Brincadeira de criança como é bom!



Brincadeiras


A importância do brincar


Que adulto não recorda dos velhos tempos de criança, onde as brincadeiras eram ensinadas entre os amigos, vizinhos e promoviam, além de divertimento, a manutenção da saúde e do desenvolvimento psicomotor?


Nos dias de hoje, a preocupação continua sendo a mesma: da criança interagir em grupo e desenvolver-se. Porém, os meios que favorecem esse acontecimento mudaram do lúdico para o supertecnológico. Algumas crianças são assim, passam grande parte do tempo jogando no computador e no vídeo-game, enquanto o playground do prédio está quase vazio e o dia de sol convida para brincar ao ar livre.


Muitos pais devem estar se perguntando: como fazer e por onde começar?


Em diversos livros que tratam do tema desenvolvimento infantil, exemplos são dados, mas não encontramos receitas prontas que indiquem os itens que devemos seguir. O que está ocorrendo, segundo algumas publicações em revistas e jornais, é a numerosa procura por soluções alternativas, onde as crianças possam gastar sua energia.


Um exemplo conhecido é aquele que, quanto mais atividades a criança abranger (inglês, natação entre outras), melhor será seu desempenho. Atividades extras, são extremamente produtivas, todavia não englobam tudo.


Às vezes, as crianças conseguem dar conta de todos os seus afazeres, apenas não possuem tempo para a tarefa principal desta fase, que é o brincar, pois seguem horários até para a diversão.


Ao pensarmos na importância do brincar no desenvolvimento global, encontramos na literatura que o jogo, seja de que tipo for, é o meio natural da criança se auto-expressar, já que detém a oportunidade de libertar seus sentimentos e descontentamentos, através da utilização do brinquedo. Na psicologia esta interação compõem a ludoterapia.


A criança tem dentro de si potencial e este emerge nas situações de sua vida, e nestes momentos, o indivíduo apresenta ao mundo seu ritmo e sua harmonia. E o brinquedo nada mais é do que a linguagem da criança.


Luciana Lopez Fescher


Psicóloga Clínica


Festa no Arraiá!

Na festa junina o maternal se apresentou dançando a música "Vamos Fazer Festa" e fizaram uma festa danada!



VAMOS FAZER FESTA


Joga as mãos pra cima
Tristeza não interessa
Vamos fazer festa
Vamos fazer festa


Joga as mãos pra cima
Tristeza não interessa
Vamos fazer festa
Vamos fazer festa


Tá rolando um clima
Diferente no ar
Explodiu alegria
Pode comemorar


Põe mais lenha na fogueira
Põe tempero na emoção
Vamos botar pra ferver
E derramar o calderão


Põe mais lenha na fogueira
Põe tempero naemoção
Vamos botar pra ferver
E solte a voz do coração


Joga as mãos pra cima
Tristeza não interessa
Vamos fazer festa
Vamos fazer festa


Joga as mãos pra cima
Tristeza não interessa
Vamos fazer festa
Vamos fazer festa


Começamos a semana de uma maneira diferente, Tia Tatiana recebeu as crianças com tintas coloridas pra que elas pintassem o que quisessem. Logo depois tia Tatiana deu para cada aluno um folha de revista e uma tesoura para que elas cortasse, os pequenos pedaços de papeis recortados pelas crianças iriam servir de material concreto para a atividade posterior. Essa brincadeira de corte e recorte ajuda no desenvolvimento motor, concentração e deixou as crianças bem animadas e ao mesmo tempo preocupadas em cortar bastante pedaços de papéis. Percebe-se que muita criança não haviam tido contado direto com tesouras, já que não conseguiam segura-la e nem ortar, foi nescessário o nosso auxilio pra cumprir tal atividade.



Começaram os ensaios para nossa Festa Junina, vai ter festa no nosso arraiá.



Querida Mamãe...

MÃE,

Sei que há tanto amor
Dentro do teu coração
E por mim se dedicou
Nado foi motivo
Para deixar de me amar
Com carinho me guiou
Meu caminho, meu trilhar
Com firmeza me educou
Com amor cuidou, guardou
E agora para você o meu cantar
A mais linda flor do mundo quero te dar
O mais lindo olhar do mundo é o teu olhar
O mais lindo amor do mundo
Está em teu coração
Amor de mãe
A mais linda flor do mundo
Quero te dar
E dizer que te amo tanto
Me perdoe cada vez que te fiz chorar
E chorou com certeza por tanto amar
Neste dia e sempre quero te dizer:
AMO VOCÊ !

Aprender cantando!

A música está presente no cotidiano da nossa escola escola infatil, ela serve para contar histórias como a da Dona Aranha, da Minhoca, e também como temas de alguns personagens queridos da criançada, como: os 7 anões, a Chapéuzinho, o Lobo Mau, entre outros.

A música é necessária principalmente para nos auxiliar, como na hora do delicioso lanchinho, ela nos orienta a não jogar papel no chão, a comer pra ficar fortinho e crescer. Ela nos orienta a cuidar dos bichinhos, dos nossos dentinhos. Ela nos ensina mais o que? Vamos aprender agora!


"A importância da música no processo de ensino-aprendizagem

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.

A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.


Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola"


FELIZ DIA DAS MÃES!!!


Começamos a semana com nossos ensaios para prestigiarmos nossas queridas Mamães. E duarantes esses ensaios tivemos momentos de descontração, porém, tivemos também momentos sérios para podermos fazer a festa ficar o mais lindo possível.

Juntos o maternal e o pré-maternal cataram a música "Amigos pela fé" e emocionaram os papais e mamães presentes.


Amigos pela fé
Quem me dará
Um ombro amigoQuando eu precisar?
E se eu cair?
Se eu vacilar?
Quem vai me levantar?

Sou eu
Quem vai ouvir você
Quando o mundo não puder te entender
Foi DeusQuem te escolheu
Pra ser o melhor Amigo
Que eu pudesse ter

Amigos pra sempre
Dois amigos que nasceram pela fé
Amigos pra sempre
Pra sempre Amigos sim se Deus quizer

Quem é que vai me acolher
Na minha Indecisão?S
Se eu me perder pelo caminho
Quem me dará a mão?

Foi Deus
Quem consagrou você e eu
Pra sermos bons amigos Num só coração
Por isso eu estarei aqui
Quando tudo parecer sem solução

Peço a Deus que te guarde
Que te guarde, te abençoe e mostre a sua face
E te de sua Paz
Amigos pra sempre
Dois amigos que nasceram pela fé
Amigos pra sempre
Pra sempre Amigos sim se Deus quizer
FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Trabalhando com as Letrinhas do Alfabeto


Desde de o pré-maternal, essa turminha já era craque em reconhecer as letrinhas do alfabeto. E agora eles já aprenderam a falar as letras seguindo a ordem, ou aleatoriamente. Isso irá proporcionar uma grande senso de organização no futuro, já que a ordem alfabética está sempre inserida no nosso cotidiano como por exemplo os dicionários, as listas telefonicas, as listas de chamadas, entre outros.




Essa semana fizamos a movimentação com a letra "M" de Mamãe, Maria, Matheus, mesa, massinha... E "A" de Auxiliadora, animais, Ana, amigos... As atividades eram realizadas com cola coloria, material concreto para sabermos quantas letras existiam em cada um das palavras trabalhadas que iniciavam com "M" ou "A".




Iniciamos os ensaios para a festinha dos dia das mães, as crianças estão animadas com a apresentação em homenagem as mamães. A confraternização foi adiada devido ao falecimento da nossa querida irmã Anita.